Neoclassicismo e Romântismo

  Componentes do grupo:
Anne Yasmin Collaro
Carlos Eduardo Amiune
Izabella Andrade de Araujo
Jéssica Felicio Martins
Marcela Daltro Rodrigues


Neoclassicismo

O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base o resgate da cultura greco-romana.Nesse mesmo período ocorreu a revolução francesa e a revolução industrial.
Principais Características do Neoclassicismo:
  • Formalismo e racionalismo
  • Exatidão nos contornos
  • Harmonia do colorido
  • Retorno ao estilo greco-romano
  • Academicismo e técnicas apuradas
  • Culto a teoria de Aristóteles
  • Ideal da época : democracia
  • Pinceladas que não mascavam a superfície


Literatura
Os textos empregam linguagem clara, sintética, gramaticalmente correta e nobre. A forma liberta-se um pouco do rigor do Classicismo anterior. A principal expressão do movimento na literatura é o Arcadismo, manifestado na Itália, em Portugal e no Brasil.
A sua principal expressão na literatura , o Arcadismo foi um movimento literário que buscava basicamente a simplicidade, oposto a confusão e do retrocedimento Barroco. Retrata a vida pastoril e harmônica do campo. As referências clássicas voltam, e as obras são recheadas de seres da mitologia grega. Porém se observa que a mitologia, que era um acervo cultural concreto de Grécia, Roma e mesmo do Renascimento, agora se converte apenas num recurso poético de valor duvidoso. Também se destaca Éclogas de Virgílio e dos Idílios de Teócrito, obras clássicas que retratam a natureza harmônica, e por isso são os dois autores mais imitados pelos árcades.
Artes




A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomia correta e exatidão nos contornos, temas "dignos" e clareza. A arte neoclassica nasceu na Europa, nas ultimas décadas do século XVIII e nas três primeiras décadas do século XIX, foi uma reação ao barroco e ao rococó.Não foi apenas um movimento artístico mas também cultural que refletiu as mudanças que ocorriam na época marcadas pela ascensão da burguesia. Este estilo procurou expressar e interpretar os interesses, a mentalidade e os habitos da burguesia manufatureira e mercantil da época da revolução francesa e do Império Napoleonico.

Pintura

 
Uma amostra de pintura neoclássica nesse período é O Juramento dos Horácios, do francês Jacques-Louis David (1748-1825). A pintura neoclássica de David dominou o panorama artístico francês durante quase meio século, fazendo com que ele, acima das contingências políticas, fosse o pintor oficial da revolução francesa e, depois, do regime de Napoleão Bonaparte. Outro pintor de destaque é Dominique Ingres (1780-1867), de A Banhista de Valpinçon. Entre os italianos, sobressai Tiepolo (1696-1770).

Principais pintores
Jacques Louis David (francês, 1748-1825): foi o mais característico representante do Neoclassicismo. Durante alguns anos controlou a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da corte imperial, pintando fatos históricos ligados à vida do imperador Napoleão. Pintou também temas solenes, personagens e motivos inspirados na antigüidade clássica, através de cores sóbrias.Obras mais importantes: A Morte de Marat (1793); A Morte de Sócrates (1787); As Sabinas; A Coroação de Napoleão em Notre Dame.

Dominique Ingres (francês, 1780-1867): Formado na oficina de David, permaneceu fiel aos postulados neoclássicos do seu mestre ao longo de toda a vida. Passou muitos anos em Roma, onde assimilou aspectos formais de Rafael e do maneirismo. Ingres sobreviveu largamente à época de predomínio do seu estilo, dado que morreu em 1867. A partir de 1830 opôs-se com veemência, da sua posição de académico, ao triunfo do romantismo pictórico representado por Delacroix. Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas. Nos nus que pintou (A Grande Odalisca, Banho Turco e, sobretudo, A Banhista) é patente o domínio e a graça com que se serve do traço.

Escultura
Na escultura o movimento buscava inspiração no passado. A estatuária grega foi o modelo favorito pela harmonia das proporções, regularidade das formas e serenidade da expressão. Apesar disso, não atingiram a amplitude nem o espírito da escultura grega. Também foi menos ousada que a pintura e arquitetura de seu tempo. Entre os principais escultores destaca-se o italiano Antonio Canova (1757-1822), que retrata personagens contemporâneos como divindades mitológicas como Pauline Bonaparte Borghese como Vênus.
 

Música
O período normalmente designado como neoclássico é, em música, reconhecido como classicismo, ou período clássico. Grosso modo, a segunda metade do século XVIII, período marcado pela simplificação das estruturas Barrocas, tornando a música mais simples através da mudança de um estilo contrapontístico para outro homofônico. São considerados o auge deste estilo os compositores Mozart e Haydn, pelo modo como sintetizaram os trabalhos de seus antecessores, dando forma definida à Sonata, à música de câmara, ao concerto e à Sinfonia.

Mobiliário
Estilo diretório, caracteriza-se pela fusão formal entre o carácter mais sóbrio e severo do estilo Luís XVI, consequência luxuoso. Estrura:
  • Materiais: uso generalizado de materiais mais baratos. Madeira (mogno maciço ou folheado, cerejeira, limoeiro) e quase ausência total de bronze e talha aplicada ao mobiliário. Moda de mobiliário totalmente feito em metal à semelhança das peças encontradas em Pompeia.
  • Pintura: o mobiliário é frequentemente lacado apresentando uma enorme gama de tons (violetas, laranjas e preto); os motivos escultóricos destacam-se em cores vivas sobre fundos escuros, à moda de Pompeia.
 
Geografia
Fisiograficamente, a Europa é o componente noroeste da maior massa de terra do planeta. As regiões do sul são mais montanhosas, enquanto se move a norte o terreno desce dos altos Alpes, Pirineus e Cárpatos, através de planaltos montanhosos, baixas planícies do norte, que são vastas a leste.Esta planície estendida é conhecida como a Grande Planície Europeia, e em seu coração encontra-se a Planície do Norte da Alemanha. A Europa encontra-se principalmente nas zonas de clima temperado, sendo submetido a correntes de ventos do oeste.





Romantismo

Romantismo surgiu nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Principais Características do Romantismo:
·         Valorização dos sentimentos
·         Nacionalismo
·         Valorização da natureza
·         Liberdade de criação e expressão
·         Historicismo
·         Medievalismo
·         Tradições populares
·         Individualismo, egocentrismo
·         Pessimismo
·         Escapismo
·         Critica social

Literatura
O Romantismo literário era influenciado pelos valores individualistas gerados pela Revolução Francesa. Predominava a emoção, a linguagem subjetiva e emotiva, e teve um grande desenvolvimento da prosa e da poesia. Todas as características podem aparecer em qualquer momento da história do Romantismo. Há, entretanto, uma nítida evolução através de três gerações de autores, cada uma marcada pela predominância de certos traços e temas.
·         Primeira Geração: Os primeiros autores românticos ainda conservam características clássicas. Os temas que marcam essa fase estão ligados ao nacionalismo: em Portugal, o romance histórico e o medievalismo e no Brasil, o indianismo. Autores dessa fase: Almeida Garret, Gonçalves Dias.
·         Segunda Geração: Período do Ultra-Romantismo. Caracteriza-se pelo exagero do subjetivismo e do emocionalismo: tédio, melancolia, devaneio, sonho, desejo de morte. Esse pessimismo e escapismo constituem o chamado “mal do século”. Autores dessa fase: Lord Byron, Alfred Musset.
·         Terceira Geração: É nessa fase onde o romantismo começa a ser substituído pelas Escolas Realistas, onde o pessimismo e o escapismo cedem lugar a uma literatura de tom exaltado, engajada nos grandes debates sócias e políticos da época. Autores dessa fase: Júlio Dinis, Castro Alves e Machado de Assis (estilo único, dotado de fase romântica e realista. Em sua fase romântica destacam-se "A Mão e a Luva" e "Helena". Ainda em tal fase realizava análise psicológica e crítica social, mostrando-se atípico dentre os demais românticos).

Artes
 
O Romantismo e o Neoclassicismo são simplesmente duas faces de uma mesma moeda. Enquanto o neoclássico busca um ideal sublime, objetivando o mundo, o romântico faz o mesmo, embora tenda a subjetivar o mundo exterior. Os dois movimentos estão interligados, portanto, pela idealização da realidade (mesmo que com resultados diversos).

Pintura
As primeiras manifestações românticas na pintura ocorreram com Francisco Goya. Ele cria um jogo de luz-e-sombra, linhas de composição diagonais e pinceladas "grosseiras" de forma a acentuar a situação dramática representada. O francês Eugène Delacroix é considerado um pintor romântico por excelência. Sua tela A Liberdade guiando o povo reúne o vigor e o ideal românticos em uma obra que estrutura-se em um turbilhão de formas. O tema são os revolucionários de 1830 guiados pelo espírito da Liberdade. Exaltavam-se as sensações extremas, os paraísos artificiais, a natureza em seu aspecto mais bruto, e isso tornou-se uma forma de inspiração para alguns artistas. O pintor inglês William Turner refletiu este espírito em obras como Mar em tempestade onde o retrato de um fenômeno da Natureza é usado como forma de atingir os sentimentos supracitados.
Principais pintores
·         Francisco Goya
·        Eugène Delacroix
·         Willian Turner




Música
O Século XIX foi dominado pela música tipicamente romântica. O seu objectivo era apelar aos sentimentos e a verdades mais profundas que só poderiam ser alcançados pela arte, no caso, pela música. Romântico nesta época está intimamente ligado a uma visão sonhadora da realidade.
No campo da música, sobressaem nomes de grandes obras e seus compositores do século XIX, tais como: Nona Sinfonia - Beethoven, Opus 10 Twelve Grand Etudes - Frédéric Chopin, Clair de Lune - Claude Debussy, Die Feen - Richard Wagner, Nabucco - Giuseppe Fortunino, O Lago dos Cisnes - Peter Ilyich.

Mobiliário
Era no estilo Império.Este estilo se caracteriza por superfícies planas, solenidade, suntuosidade. A produção arquitetônica vai ser dominada por Napoleão.
Estrutura:

·         Materiais: A partir de 1806, com o Bloqueio Continental e as consequentes dificuldades na importação, abandona-se o uso de madeiras exóticas (mogno), para se usar nogueira, cedro, faia, que podem ser pintadas ou douradas. Proliferação do uso de bronzes de alta qualidade aplicados ao mobiliário.
·         Elementos decorativos: juntando aos motivos da Antiguidade Clássica, surgem em força os motivos de inspiração egípcia: capiteis lotiformes – em forma de lotus, cariátides com coroas egípcios (pschent) ou toucados (klafft), crocodilos, leões e leopardos (cabeças e patas – nas pernas das cadeiras e mesas, por exemplo); motivos de inspiração militar (troféus, sabres, escudos, armaduras, lanças); motivos relacionados com a Imperatriz Josefina (cisnes, rosas) e com Napoleão (águias, abelhas, a letra N), animais fantásticos (quimeras, grifos, seres alados, etc); elementos arquitectónicos (colunas, balaústres).

Geografia
Fisiograficamente, a Europa é o componente noroeste da maior massa de terra do planeta. As regiões do sul são mais montanhosas, enquanto se move a norte o terreno desce dos altos Alpes, Pirineus e Cárpatos, através de planaltos montanhosos, baixas planícies do norte, que são vastas a leste.Esta planície estendida é conhecida como a Grande Planície Europeia, e em seu coração encontra-se a Planície do Norte da Alemanha. A Europa encontra-se principalmente nas zonas de clima temperado, sendo submetido a correntes de ventos do oeste.
 

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